Viajar faz bem? A quem?

Quando regressa de uma viagem, costuma sentir-se "mais leve" e feliz? Esse é um dos muitos benefícios que pode obter ao viajar.

E se lhe dissermos que viajar faz bem a si, à sua saúde e felicidade? Não somos nós que o dizemos, é a ciência. Estudos indicam que sair da sua zona de conforto e conhecer novas realidades podem ter um impacto muito positivo no nosso bem-estar. Neste artigo explicamos-lhe em detalhe porque é que viajar faz bem!

Se viajar “é a sua praia” temos boas notícias: estudos confirmam que viajar para novos destinos, conhecer novas pessoas e novos ambientes, faz bem à nossa saúde.

Um dos novos estudos conduzido pela University College Of London (UCL), publicado no Journal Of Transport & Health, revela que as pessoas que têm o hábito de passear e viajar para longe de casa (pelo menos a 24 quilómetros de casa) se sentem mais saudáveis.

Quando saímos da nossa zona de conforto, geralmente, interagimos com o ambiente de forma diferente e criamos novas relações, o que contribui também para que tenhamos uma vida social mais ativa e saudável.

Viajar também pode ter um impacto positivo na plasticidade mental, na criatividade e no comportamento do nosso cérebro. A exposição a novos ambientes e experiências não só nos ajuda a moldar a forma como vemos o mundo, como também faz com que questionemos a nossa realidade.

De acordo com um estudo da University Of Cornell, quanto mais vivermos aventuras e experiências, maior será também o nosso grau de satisfação e felicidade associado a essa viagem. Escapar ao stress do dia a dia, quebrar a rotina, fazer atividades que nos motivam, termos tempo para “não fazer nada” e estarmos entretidos, são necessidades que estão diretamente ligadas com a nossa felicidade e viajar pode ajudar-nos a geri-las de forma mais equilibrada.

Resumindo, quer seja para o estrangeiro ou em Portugal, vale sempre a pena fazer uma pausa e aventurar-se numa escapadinha. Por si e pela sua saúde física e mental!

Não esquecer

A importância de estar consigo mesmo e aproveitar as suas viagens para trabalhar no desenvolvimento pessoal. Nem todas as viagens têm este propósito, mas bastam 15 minutos numa semana para investir em si.

Aqui ficam algumas sugestões de leitura para iniciar esse processo na sua próxima viagem:

Hábitos Atómicos de James Clear
A Coragem de Ser Imperfeito de Brené Brown
O Poder do Agora de Eckhart Tolle

Boa viagem!

Viaje com a Space:

lua mel riviera maya

Riviera Maya

desde€1,484
punta cana

Punta Cana

desde€1,238