Cazaquistão é história. Uzbequistão é cultura.
Nesta viagem exclusiva, poderá conhecer em grupo, o melhor do Cazaquistão e Uzbequistão.
Esta viagem inicia-se em Astana, a capital do Cazaquistão. Depois de um almoço em restaurante local, continuamos a nossa visita por Astana que nos surpreenderá pela sua arquitetura modernista, construída em pleno deserto. Visita ao antigo campo de concentração de Alzhir, situado a 40km de Astana. Seguimos para Almaty. A 200km de Almaty, encontramos Canyon 1 – o famoso desfiladeiro de Shary. Tempo para conhecer melhor Almaty e explorar as suas diversas atividades culturais, históricas e gastronómicas. De Almaty, seguimos rumo ao Uzbequistão onde visitaremos Tashkent, depois Bukhara e terminamos a nossa viagem em Samarcanda.
Ficou curioso(a)? Descubra o programa completo abaixo e faça já a sua inscrição.
1 a 10 de junho de 2024
Astana – Hotel Ramada by Wyndham Astan 4★
Almaty – Hotel Renion Park Hotel 4★
Tashkent – Hotel Panarams by Radisson 4★
Bukhara – Hotel Paradise Plaza 4★
Samarcanda – Hotel Dilimah 4★
– Manhã reservada a chegada a Astana, capital do Cazaquistão, igualmente conhecida por Nur-Saltan entre 2019 e 2022 em homenagem ao seu ex-presidente e pai da nação, Nursultan Nazarbev.
– Encontro do grupo no Hotel Ramada by Wyndham Astan 4* ou similar.
– Pelas 12h30, saída para almoço em restaurante local.
– Durante a tarde visita desta capital que nos surpreenderá pela sua arquitetura modernista, construída de raiz em pleno deserto
– Inicio das visitas com o Palácio da Independência, onde poderemos apreciar uma planta geral da cidade, o Palácio da Paz e Reconciliação, concebida em forma de pirâmide pelo famoso arquiteto britânico Norman Foster, para acolher uma conferencia dos líderes religiosos de todo o mundo, hoje em dia uma das principais atrações turísticas da cidade.
– Visita ainda do Museu Nacional e Hazret Sultan, uma das maiores mesquitas desta região.
– Passeio ao longo da bonita Boulevard Nurzhol ( zona pedonal que atravessa o coração da cidade ) e da Praça Redonda a partir da qual avistamos a curiosa estrutura de Jan Shatyr, a mais alta tenda e estrutura tênsil do mundo, transparente e um dos principais recintos comerciais da cidade onde encontramos no ultimo piso do seu interior , uma praia.
– Regresso ao hotel.
– Jantar e alojamento.
– Pequeno-almoço e check-out.
– Saída para visita do antigo campo de concentração de Alzhir, situado a 40km da cidade de Astana, construído no meio de uma ampla extensão de estepe em 1938 e desativada no ano em que Estalin morreu e onde mais de 20000 mulheres foram trazidas de diversas regiões da antiga USSR classificadas como traidoras da pátria e dos seus filhos. Este complexo ajudar-nos-á a compreender a vida difícil de como estas mulheres viviam e sobreviviam nestes campos soviéticos. Findo a visita regresso a Nur-Saltan para almoço.
– Durante a tarde visita da esfera de ‘Nur Alem’, elemento central da EXPO 2017 e o maior edíficio esférico do mundo com um diâmetro de 80 metros e altura de 100 metros. No seu interior descobrimos um pouco mais sobre a História do Cazaquistão, as suas tradições, cultura e regiões.
– Ao final da tarde transporte para o terminal dos voos domésticos de Astana para formalidades em voo regular da Air Astana, com destino a Almaty com partida prevista às 20h35.
– Refeição a bordo Chegada a Almaty às 22h15 e transporte para o Hotel Renion Park Hotel 4* ou similar.
– Jantar e alojamento.
– Partida cedo do hotel após o pequeno almoço e saída em direção do Canyon l Desfiladeiro de Sharyn situado a 200km de Almaty.
– Este é o segundo maior Canyon do mundo ficando atrás apenas do Grand Canyon, nos Estados Unidos da América. O seu relevo joga com a nossa imaginação dando o nome a lugares como o Vale dos Castelos e Desfiladeiro das Bruxas que percorreremos com paragens em vários miradouros (Parte do Passeio efetuado em Jipes 4×4).
– Almoço em restaurante local. Regresso a Almaty ao final da tarde.
– Saída para jantar em restaurante típico.
– Alojamento.
– Dia inteiramente dedicado à cidade de Almaty que significa lugar das maças.
– Inicio das visitas com destaque para o Parque dos 28 Guardiões de Panfilov, a sua Catedral da Ascenção e visita do Museu dos Instrumentos Nacionais onde encontraremos mais de 1000 instrumentos de musica, muitos dos quais nacionais e únicos, entre os quais a Kobyz ( antigo instrumento de corda curvo turco ), a Dombra ( guitarra típica ) e Syldyrmak ( uma espécie de pandeiro ).
– Prosseguiremos então até à visita da Mesquita Central de Almaty antes de dedicarmos algum tempo ao Bazar Verde, de forma a conhecermos a variedade dos produtos locais em venda neste mercado, nomeadamente a variedade de maças assim como o leite de égua e de camela.
– Almoço em restaurante local.
– Após o almoço deslocação até a uma estação de teleférico na cidade para ascendermos ao monte de Kob-Tobe para visitarmos o parque deste mesmo nome, localizado a 1300m de altitude. Aqui existem várias plataformas de observação a partir das quais
poderemos obter fantásticas vistas panorâmicas da cidade e dos picos nevados do cume de Zailiysky Alatau.
– Regresso ao hotel.
– Alojamento e jantar.
– Pequeno-almoço no hotel e transporte para o aeroporto de Almaty. Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo da regular da Air Astana com destino à capital Uzbeque pelas 12h15.
– Chegada a Tashkent às 12h50, capital do Uzbequistão, principal centro económico e cultural do país. Durante muitos séculos foi um ponto de passagem de grande importância na rota da seda, rota comercial que unia a Ásia à Europa.
– Almoço em restaurante na cidade e início da visita panorâmica de Tashkent onde as edificações mais modernas combinam com monumentos medievais e amplos parques. A cidade recebeu influência persa, árabe, turca e soviética.
– Visita da Praça de Amir Temur com a estátua de Amir Temur, no seu cavalo divino, e a Praça da Independência onde se celebram todos os festejos e desfiles oficiais. A praça está rodeada de edifícios governamentais, como o Parlamento e numerosos ministérios.
– Passagem ainda pelo Memorial da II Guerra Mundial e pela imponente fachada do Teatro da Opera e Ballet assim como visita do metro de Tashkent que nos transporta às famosas estações de metro de Moscovo.
– Após as visitas, check in no Hotel Panarams by Radisson 4* ou similar.
– Alojamento e jantar no hotel.
– Pequeno-almoço no hotel e transporte para transporte para a estação de comboios de Alta Velocidade Afrosiab (TGV).
– Partida do comboio com destino a Bukhara. (partida 08h59 chegada 13h05 – horários a reconfirmar).
– Chegada a Bukhara que foi durante um largo período, o principal centro da cultura islâmica e lugar importante de peregrinações muçulmanas. A sua arquitetura e locais arqueológicos formam parte dos pilares da história e arte persa. O centro histórico da cidade foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, no ano de 1993.
– Almoço em restaurante local e início da visita da cidade onde se destaca a visita do complexo arquitetónico Liaba Havz, situado no coração da cidade e construído no séc. XVI-XVII incluindo as Madraças de Kukeldash e Nodir Devon Begi, o Mausoléu de Samanidas, séc IX-X, o Mausoléu e Manancial Sagrado Chasmai Ayub séc. XIV, a Mesquita Bolo-Hauz séc XIX e Cidadela Ark séc. V-XIX, a estrutura mais antiga e local dos emires residentes de Bukhara no passado.
– Ao final da tarde chegada ao Hotel Paradise Plaza 4* ou similar.
– Saída para jantar/masterclass do prato típico ‘Plov’ em pousada local.
– Alojamento.
– Pequeno-almoço no hotel e check out.
– Continuação das visitas de Bukhara incluíndo o conjunto arquitetónico Poi-Kalyan que consiste do Minarete Kalyan ( exterior apenas ), da Mesquita Kalyan, ambos construídos com ladrilhos e decorados com cúpulas, arcadas e cerâmica vidrada com motivos geométricos e vegetais no séc XII – XV, da Madraça Mir-i-Arab, criadas por destacados arquitectos de Bukhara. Nestes monumentos revela-se a espiritualidade da cidade antiga e a história da cultura durante a época dos governadores, os quais mandaram construir algumas das obras-primas da arquitetura da Ásia Central.
– Visita ainda das Madraças de Ulugbek séc XV e Abdulaziz-Khan Séc XVII a mais reputada escola religiosa islâmica do séc. XV com a mesquita e salas de aula e do conjunto arquitetónico Liaba.
– Almoço em restaurante e transporte para a estação de comboios de Alta Velocidade Afrosiab (TGV) para embarcar no comboio com destino a Samarcanda às 15h44.
– Chegada às 17h30 e transporte para o Hotel Dilimah 4* ou similar.
– Alojamento e jantar.
– Dia inteiramente dedicado a visita de Samarcanda. Fundada nas margens do rio Zeravshan, Samarcanda significa em persa ‘o que reparte ouro’. Esta cidade beneficiou durante largos séculos de uma localização estratégica na conhecida Rota da Seda onde transitivam mercadorias entre a China, o Médio Oriente e a Europa.
– Inicio das visitas pelo Mausoléu Gur Emir, construído pelo célebre Tamerlão, lendário conquistador, líder militar e político turco-mongol estando o seu interior decorado com pinturas azuis e douradas.
– Continuação para o ex-libris da cidade, a Praça Registán, situada no centro da cidade antiga, onde se encontram 3 antigas madraças, universidades islâmicas: a Madraça Ulugbeck séc XV, a Madraça Shir Dar, séc. XVII e Madraça Tilla Kori , séc XVII.
– Visita da Mesquita Bibi Khonum e ainda visita do maior mercado da cidade o Bazar Siab.
– Almoço em restaurante.
– Ao final da tarde alojamento e Jantar no hotel.
– Pequeno-almoço no hotel.
– Continuação da visita de Samarcanda, uma das cidades mais antigas do mundo, com um legado único difusor de cultura no passado e que representa um ponto de ligação das culturas iraniana, indiana e mongol, com numerosas influências tanto orientais como ocidentais.
– Visita da Necrópole de Shakhi-Zinda, um dos lugares mais sagrados de Samarcanda consistindo um conjunto de mesquitas e madraças que rodeiam o túmulo do primo do profeta Maomé todos eles ricamente decorados com mosaicos nas cúpulas e nos interiores e cerâmica vidrada no exterior.
– Visita do Observatório de Ulughbek do séc. XV situado nos arredores da cidade e que detém uma estrutura de mais de 40m de largura, arco de 63m e cujos telescópios estão dotados de potentes lentes que se movimentam sobre carris.
– Visita ainda do Museu da cidade antiga de Afrosiyab.
– Almoço em restaurante.
– Parte da tarde livre.
– Jantar no hotel.
– Alojamento.
– Dia de regresso a casa.